Informações:

(43) 9922-6514

WEC: Forte acidente marca término das 6h de SP

Mark Webber e Matteo Cressoni bateram na Curva do Café fazendo a prova terminar com o Safety Car; Porsche conquita primeira vitória na temporada.


A Porsche conquistou sua primeira vitória no FIA WEC (Mundial de Endurance) na etapa de encerramento da temporada 2014 nas 6h de SP.

Os sentimentos de alegria pela primeira vitória em seu ano de retorno à categoria se misturou com o medo pelo acidente em que Mark Webber se envolveu restando menos de meia hora; o australiano bateu com o italiano Matteo Cressoni com a Ferrari n° 90 da 8Star Motorsport.

Pouco antes da primeira hora o francês Olivier Pla bateu seu protótipo Ligier JP P2-Nissan da equipe G-Drive Racing no “S” do Senna causando a primeira bandeira amarela da prova. O Porsche  919 Hybrid n° 20 mantinha a ponta, enquanto o Toyota TS040 Hybrid n° 8 lutava pela segunda colocação na pista com o Porsche n° 14. Na categoria LMGTE-Am os Aston Martin n° 98 e 95 travavam disputa com toques.

Antes da segunda hora de prova o Porsche 911 RS da equipe Prospeed Competition bateu com a Ferrari 458 da 8star Motorsports; o Porsche n° 20 mantinha a liderança da prova mesmo durante a parada dos boxes para troca dos pilotos.

Na segunda hora, Bueno que mantinha-se na terceira colocação bateu na subida da junção, mas mesmo assim conseguiu voltar à pista; o Rebellion Racing n° 13, retardatário, abre para o Toyota e escapa para a área de escape na subida da junção.

Na terceira hora os Porsche inverteram posição, com o n° 14 à frente, seguido pelo Toyota n° 8 e o Porsche n° 20; os Audi n° 1 e 2 vinham em seguida, respectivamente em quarto e quinto lugares. Com 3h36 o Toyota n° 7 de Alexander Wurz para na pista causando uma nova bandeira amarela. Na tentativa de assumir a ponta, o Toyota n° 8 e o Porsche n° 20 escapam na reta oposta mas continuam na pista.

A Toyota assumiu a ponta com Buemi e Davidson, seguido pelo Porsche de Dumas, Jani e Lieb, e o outro Toyota de Wurz, Sarrazin, Conway; o brasileiro Fernando Rees vê sua chance de terminar no pódio pela categoria LMGTE-Pro quando seu Aston Martin n° 99 pegou fogo com pouco mais de cinco horas de prova.

O brasileiro Emerson Fittipaldi junto com sua equipe AF Corse na Ferrari 458 Italia n° 61 teve uma prova muito complicada, não conseguindo lutar por posições no pódio e ficando algumas voltas parado devido a problemas no carro.

Restando vinte minutos para o fim da prova, o protótipo Porsche 919 Hybrid com Mark Webber no comando choca-se com a Ferrari 458 Italia de Matteo Cressoni na Curva do Café; o protótipo bateu de traseira e preciso da entrada do carro médico para retirar o piloto do carro.

Apesar da forte batida, o piloto indicou que estava bem ainda na maca; a organização ordenou que os carros se posicionassem conforme suas classes na pista na tentativa de reiniciar a prova nos minutos finais, porém decidiram terminar com os carros atrás do Safety Car.

A Porsche chegou a sua primeira vitória na categoria após seu retorno que aconteceu nessa temporada, enquanto a Toyota conquistou o título de pilotos com Anthony Davidson e Sebastien Buemi, além do título de construtores.

O brasileiro Lucas di Grassi conquistou o terceiro lugar na prova que marcou ainda a despedida do dinamarquês Tom Kristensen, o maior vencedor em Le Mans do cockpit da equipe Audi.

Confira o resultado final das 6h de SP:

1)#14 - Romain DUMAS / Neel JANI / Marc LIEB (Porsche Team / Porsche 919 Hybrid) - LMP1 - 249
2)#08  - Anthony DAVIDSON / Sébastien BUEMI (Toyota Racing / Toyota TS 040 - Hybrid) - LMP1 - 249
3)#01 - Lucas DI GRASSI / Loïc DUVAL / Tom KRISTENSEN (Audi Sport Team Joest - Audi R18 e-tron quattro) - LMP1 - 248
4)#07 - Alexander WURZ / Stéphane SARRAZIN / Mike CONWAY  (Toyota Racing / Toyota TS 040 - Hybrid) - LMP1 - 248
5)#02 - Marcel FÄSSLER / André LOTTERER / Benoit TRÉLUYER (Audi Sport Team Joest / Audi R18 e-tron quattro) - LMP1 - 248
6)#47- Matthew HOWSON / Richard BRADLEY / Alexandre IMPERATORI (KCMG Oreca 03R - Nissan) - LMP2 - 225
7)#97 - Darren TURNER / Stefan MÜCKE (Aston Martin Racing / Aston Martin Vantage V8) - LMGTE Pro - 221
8)#92 - Frédéric MAKOWIECKI / Patrick PILET (Porsche Team Manthey / Porsche 911 RSR) - LMGTE Pro - 221
9)#71 - Davide RIGON / James CALADO (AF Corse / Ferrari F458 Italia) - LMGTE Pro - 221
10)#51 - Gianmaria BRUNI / Toni VILANDER (AF Corse / Ferrari F458 Italia) - LMGTE Pro - 220
11)#99 - Alex MACDOWALL / Darryl O'YOUNG / Fernando REES (Aston Martin Racing / Aston Martin Vantage V8) - LMGTE Pro - 220
12)#91 - Jörg BERGMEISTER / Richard LIETZ (Porsche Team Manthey / Porsche 911 RSR) - LMGTE Pro - 220
13)#98 - Paul DALLA LANA / Pedro LAMY / Christoffer NYGAARD (Aston Martin Racing / Aston Martin Vantage V8) - LMGTE Am - 219
14)#95 - Kristian POULSEN / David HEINEMEIER-HANSSON / Nicki THIIM (Aston Martin Racing     / Aston Martin Vantage V8) - LMGTE Am - 219
15)#81 - Stephen WYATT / Michele RUGOLO / Andrea BERTOLINI (AF Corse / Ferrari F458 Italia) - LMGTE Am - 219
16)#88 - Christian RIED/ Klaus BACHLER / Khaled AL QUBAISI (Proton Competition / Porsche 911 RSR) - LMGTE Am - 217
17)#75 - François PERRODO / Emmanuel COLLARD / Matthieu VAXIVIÈRE (Prospeed Competition / Porsche 911 RSR) - LMGTE Am - 217
18)#13 - Dominik KRAIHAMER / Andrea BELICCHI / Fabio LEIMER (Rebellion Racing / Rebellion R-One - Toyota) - LMP1 - 214
19)#12 - Nicolas PROST / Nick HEIDFELD / Mathias BECHE (Rebellion Racing / Rebellion R-One - Toyota) - LMP1 - 211
20)#27 - Sergey ZLOBIN / Nicolas MINASSIAN / Maurizio MEDIANI (SMP Racing / Oreca 03R - Nissan) - LMP2 - 207
21)#61 - Emerson FITTIPALDI / Alessandro PIER GUIDI / Jeffrey SEGAL (AF Corse / Ferrari F458 Italia) - LMGTE Am - 186
22)#20 - Timo BERNHARD / Mark WEBBER / Brendon HARTLEY (Porsche Team / Porsche 919 Hybrid) - LMP1 - 236
23)#90 - Gianluca RODA / Paolo RUBERTI / Matteo CRESSONI (8 Star Motorsports / Ferrari F458 Italia) - LMGTE Am - 205
24)#37 - Kirill LADYGIN / Viktor SHAITAR / Anton LADYGIN (SMP Racing / Oreca 03R - Nissan) - LMP2 - 136
25)#09 - Pierre KAFFER / Lucas AUER (Lotus / CLM P1/01 - AER) - LMP1 - 60
26)#26 - Roman RUSINOV / Olivier PLA (Julien CANAL / G-Drive Racing Ligier JS P2 - Nissan) - LMP2 - 41