“500 Km de Interlagos” hoje “500 KM de São Paulo”, começou no anel externo de Interlagos. Narrada pelo Barão, Wilson Fittipaldi, pela Rádio Pan-Americana, hoje Jovem Pan

Largada da primeira edição dos 500 Km, no autódromo de Interlagos, anel externo Foto acervo Anísio Campos/Livro Interlagos/Paulo Scali

São Paulo [SP] Na sua primeira edição, exclusiva para monopostos, Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo chegaram na primeira posição com uma Maserati com motorização Corvette. Uma prova dominada desde seu início por Ciro Cayres que liderou as 105 voltas iniciais, estabelecendo o recorde de 1min45seg, de Ferrari. Cayres ficou pelo caminho depois de perder uma roda e capotar, oportunidade de Celso Lara assumir a ponta e fechar com 154 voltas em primeiro lugar com 3hs46min27seg02, com nove voltas sobre o segundo colocado Luiz Valente/Rafael Gargiulo com um Duchen Especial e a 12 voltas de Godofredo Viana Filho/Eugênio Martins com outra Ferrari Corvette em terceiro. Celso Lara também venceria em 1959 e 1961.  


A primeira edição dos 500 KM marcaram a estreia de um promissor piloto, Luiz Pereira Bueno, que seria a sua primeira prova oficial, pilotando um carro de menor potência, Bueno Especial, e terminando na décima nona posição.

Foto acervo Anísio Campos/Livro Interlagos/Paulo Scali


A primeira edição dos 500 KM marcaram a estreia de um promissor piloto, Luiz Pereira Bueno, que seria a sua primeira prova oficial, pilotando um carro de menor potência, o Bueno Especial, e terminando na décima nona posição.


Preparativos para a prova inédita pelo anel externo do autódromo de Interlagos Foto acervo Anísio Campos/Livro Interlagos/Paulo Scali

Foi um grande sucesso de público, aprovado por pilotos e passando a vincular no calendário do automobilismo paulista e nacional. Se iniciando assim uma bela e longa história de paixão que reina a mais de seis décadas!

Uma prova criada para abrilhantar o automobilismo, sempre contanto com grandes patrocinadores, com mídia televisiva, com sua diversidade de marcas e o desafio de vencer os 500 Km de resistência de carros e pilotos. Várias marcas vencedoras já passaram sob a bandeira quadriculada dos 500 KM, Porsche, Ferrari, Lamborghini, Audi e Mercedes, também receberam a bandeirada na frente Opala, Maverick, Simca e protótipos MRX.

Fontes acervo Anísio Campos/Livro Interlagos/Paulo Scali

Rolar para cima